Atualizado em 02/07/2021
O curso de Engenharia Civil da UniAraguaia tem como principal compromisso formar profissionais comprometidos com as competências e habilidades, traçadas pela Resolução CNE/CES n° 11/03/2002. Esses profissionais terão um perfil de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, motivando a criatividade, visando à competência na resolução de problemas do campo profissional, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais na construção civil de forma visão ética, em atendimento às necessidades da sociedade.
Portaria de Autorização MEC nº 342 de 29/05/2014 – DOU 30/05/2014.Portaria de Reconhecimento: nº 68 de 28 de janeiro de 2021.
Coordenador: Profº Dr. Fernando Ernesto Ucker
E-mail: [email protected]
MATRIZ CURRICULAR
Ingressantes a partir de 2016/01
DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
Administração financeira e empreendedorimo (EaD) | 36 |
Arquitetura e Urbanismo | 36 |
Cálculo I | 72 |
Cálculo II | 72 |
Cálculo III | 72 |
Concreto Armado I | 72 |
Concreto Armado II | 72 |
Desenho Aplicado a Engenharia | 72 |
Desenho Básico | 72 |
Economia Aplicada à Engenharia (EaD) | 36 |
Estagio Supervisionado I | 72 |
Estágio Supervisionado II | 90 |
Estradas | 72 |
Estruturas de Madeira | 72 |
Estruturas Metálicas | 72 |
Fenômenos de Transporte | 72 |
Física Geral e Experimental I | 72 |
Física Geral e Experimental II | 72 |
Fundações e Contenções I | 72 |
Fundações e Contenções II | 72 |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 72 |
Geoprocessamento | 36 |
Gestão Ambiental | 36 |
Gestão de Qualidade | 36 |
Gestão de Projetos | 36 |
Hidráulica | 72 |
Hidrologia e Drenagem Urbana | 72 |
Higiene e Segurança do trabalho | 36 |
Instalações Elétricas | 72 |
Instalações Hidrossanitárias | 72 |
Introdução à Ciência da Computação (EaD) | 36 |
Introdução à Engenharia Civil | 36 |
Isostática | 36 |
Legislação e Ética profissional (EaD) | 36 |
Libras – Língua Brasileira de Sinais | 36 |
Língua Portuguesa | 36 |
Materiais de Construção I | 72 |
Materiais de Construção II | 72 |
Mecânica dos Solos I | 72 |
Mecânica dos Solos II | 72 |
Mecânica Vetorial | 72 |
Optativa I | 36 |
Optativa II | 36 |
Planejamento, Orçamento e Controle de Obras | 72 |
Pontes e Viadutos | 108 |
Probabilidade e Estatística | 36 |
Química e Ciências dos Materiais | 36 |
Recursos Hídricos | 36 |
Resistência dos Materiais I | 72 |
Resistência dos Materiais II | 72 |
Saneamento I | 72 |
Saneamento II | 72 |
Sociologia e Cultura (EaD) | 36 |
Tecnologia da Construção I | 72 |
Tecnologia da Construção II | 36 |
Teoria das Estruturas I | 72 |
Teoria das Estruturas II | 72 |
Topografia | 72 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 36 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 36 |
OPTATIVAS | CARGA HORÁRIA |
Direitos humanos e cidadania | 36 |
Economia ambiental | 36 |
Estabilidade de taludes e estruturas de contenção | 36 |
Humanidades, etica e cidadania | 36 |
Patologia das construções | 36 |
Pavimentação | 36 |
Projeto de estruturas de concreto armado | 36 |
Projeto de estruturas metálicas | 36 |
Tópicos avançados de Engenharia | 36 |
Transportes | 36 |
OBJETIVOS DO CURSO
Desenvolver conhecimentos do curso para identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados nas diversas áreas da Engenharia Civil como transportes e suas modalidades, geotecnia, recursos hídricos, construção civil, saneamento básico, projetos e execução de estruturas, planejamento e gestão de recursos humanos e materiais;
Desenvolver conhecimentos para atuar nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação e manutenção de edificações e sistemas de infra-estrutura em geral, em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com uma visão humanística e de respeito ao meio ambiente e aos valores éticos;
Fomentar e promover conhecimentos para absorção e desenvolvimento de novas tecnologias, dentro de uma postura de permanente busca da atualização profissional, da responsabilidade social.
PERFIL DO EGRESSO
No que se refere à condução de suas ações profissionais a UniAraguaia busca a formação do Engenheiro Civilque busca:
Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
Ser um solucionador de problemas: criar, projetar e gerir intervenções tecnológicas na área de atuação;
Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Compreender e aplicar à ética e responsabilidade profissionais;
Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
Ser um empreendedor, atento permanentemente ao seu campo de trabalho, construindo seu futuro, assumindo riscos e enfrentando desafios;
CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
Direcionando o enfoque à fiscalização do exercício profissional das diferentes modalidades de Engenharia, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, define as seguintes atividades profissionais descritas na Resolução No 1.010/2005 - CONFEA:
Gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica;
Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
Assistência, assessoria e consultoria;
Direção de obra ou serviço técnico;
Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;
Desempenho de cargo ou função técnica;
Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;
Elaboração de orçamento;
Padronização do controle de qualidade;
Fiscalização de obra ou serviço técnico;
Produção técnica e especializada;
Condução de serviço técnico;
Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e execução de desenho técnico.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
No Curso de Engenharia Civil da UniAraguaia, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, os dois últimos períodos apresentarão disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa, levantamento bibliográfico e escrito do trabalho final. No nono e décimo período, cursará a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, respectivamente, para orientação, planejamento, aplicação do projeto, coleta de dados e desenvolvimento do trabalho.
Trabalho de Conclusão de Curso I - Constitui naElaboração do projeto de pesquisa para a construção do trabalho de conclusão de curso. Aprofundamento bibliográfico para a sustentação teórica do projeto de pesquisa. O processo investigativo e suas implicações. A dimensão desse processo e principais fases de um projeto. Levantamento de dados primários e/ou secundários. Estruturação das informações utilizando a metodologia e procedimentos adequados para os estudos quantitativos e qualitativos.
Trabalho de Conclusão de Curso II –É odesenvolvimento de trabalho de cunho científico com tema referente à Engenharia Civil. Trabalho sob orientação, com objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, em áreas afins ao campo de atuação do Engenheiro Civil.
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da UniAraguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. Os alunos do Curso de Engenharia Civil podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto didático-pedagógico, seguindo as normas da ABNT. O TCC visa o aprofundamento dos estudos acadêmicos, com estímulo à produção científica, para o aprimoramento das competências de análise, de redação e de crítica científica e de apresentação e divulgação de resultados de estudos superiores.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular para o curso de Engenharia Civil é um componente obrigatório para integralização da matriz curricular do curso tal qual exige a Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. A proposta para desenvolvimentodo Estágio Curricular estão previstas no Projeto Pedagógico do Curso, com carga horária mínima de 160 horas. Pretende-se desenvolvê-lo por meio de orientações e atividades praticas dedicadas ao conhecimento e atuação na área de atividade profissional a serexercida em Instituições conveniadas com a UniAraguaia, conforme o regulamento específico de estágio previsto no Projeto fundamentado na lei de estágio nº. 11.788 de 25 de setembro de 2008. As atividades estruturadas para o estágio deverão congregar as diversas práticas correspondentes as inovações no campo da Engenharia Civil relacionadas também às diversasteorias e estudos dessa área de forma interdisciplinar, com o intuito de propiciar ao aluno a reflexão sobre os temas estudados e ao mesmo tempo reavaliar a sua aplicação.