UniAraguaia - Centro Universitário  

GRADUAÇÃO

Graduação em Direito

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Direito da Faculdade Araguaia é inovador e foi idealizado para promover o acesso à educação e graduar pessoas com autonomia para seguir em uma das carreiras jurídicas ou se tornar um pesquisador e promover o material científico necessário para o desenvolvimento e aprimoramento da justiça.
A Faculdade Araguaia, Instituição de Ensino genuinamente goiana, possui valores e princípios voltados para a defesa da democracia, da ciência, da sociedade e do meio ambiente, estando em consonância com os elementos necessários para oferecer um curso de Direito diferenciado e que inclua o estudante no universo jurídico e social.
Seja bem vindo(a)

ATO REGULATÓRIO

Portaria de autorização: Portaria nº 329, de 11 de Maio de 2018
Coordenador: Professor Mestre Hamilcar Costa

JUSTIFICATIVA E VOCAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Direito, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), foi concebido com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e está em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), com o Plano de Desenvolvimento Institucional, com as diretrizes e normativas que regulamentam os requisitos legais e normativos da Educação Superior e ainda possui uma vocação direcionada para os direitos humanos, em especial o direito da mulher.

A concepção do curso se fundamentou na reflexão sobre a sua missão e objetivos, complementada pelos referenciais de qualidade do MEC e legislação vigente. Tem como perspectiva a formação de um profissional que esteja capacitado a atuar nas novas estruturas organizacionais que vêm se desenhando nos tempos atuais e que se projetam para o futuro.

A vocação do curso, expressada no PCC, considera as características do Estado de Goiás, e pauta-se no estudo das garantias dos direitos sociais e humanos para as mulheres que sofrem violência doméstica e familiar e ainda para as mulheres trabalhadoras rurais. Portanto, o bacharel em Direito (egresso) apresentará as habilidades e competências garantidas em lei. Além dessas, terá um olhar especial sobre os problemas sociais enfrentados no Estado de Goiás, tendo subsídio teórico-científico para enfrentá-los.

CONCEPÇÃO DO CURSO DE DIREITO - BACHARELADO

Na estruturação da matriz curricular do Curso de Direito foram consideradas as alterações sofridas pelo mundo das profissões, a demanda por profissionais com qualificações, competências e habilidades que respondam às transformações constantes e crescentes das necessidades humanas.

Para atingir os objetivos do curso, a Faculdade Araguaia operacionalizará instrumentos pedagógicos, em atendimento às diretrizes curriculares, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam ao discente compreender aspectos locais, regionais e nacionais da área do comércio. A matriz curricular está dividida em três eixos, a saber:

I - Eixo de Formação Fundamental: tem por objetivo integrar o estudante no campo, estabelecendo as relações do Direito com outras áreas do saber, abrangendo, entre outros, estudos que envolvam conteúdos essenciais sobre Antropologia; Ciência Política; Economia; Ética; Filosofia; História; Psicologia; Sociologia; História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena; e Libras.

II - Eixo de Formação Profissional: abrangendo, além do enfoque dogmático, o conhecimento e a aplicação, observadas as peculiaridades dos diversos ramos do Direito, de qualquer natureza, estudados sistematicamente e contextualizados segundo a evolução da Ciência do Direito e sua aplicação às mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil e suas relações internacionais, incluindo-se, necessariamente, conteúdos essenciais sobre Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Tributário; Direito Penal; Direito Civil; Direito Empresarial; Direito do Trabalho; Direito Internacional; Direito Processual; Direito Previdenciário; Direito Ambiental; Direitos Coletivos; Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem; Direito Agrário; Direito aplicado ao Agronegócio e ao Cooperativismo; além das disciplinas optativas que são divididas em dois eixos: Eixo I - Direitos Humanos e Cidadania - com as seguintes disciplinas: Direitos Políticos e Direito Eleitoral; Direitos e Políticas Públicas; Meio Ambiente e Cidadania; Direitos da Mulher; Direito da Pessoa com Deficiência e; Libras; Eixo II - Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Atividades Econômicas - com as seguintes disciplinas: Gestão e Educação Ambiental; Direito e Tecnologia da Informação; Meio Ambiente e Cidadania; Desenvolvimento regional sustentável; e Libras.

III - Eixo de Formação Prática: objetiva a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais Eixos, especialmente nas atividades relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Curso e Atividades Complementares.

Tais eixos estão expressos na Resolução CNE/CES número 9, de 2004, com acréscimos realizados no PPC, e objetiva a formação de um profissional livre para escolher entre as carreiras jurídicas existentes e também para seguir na formação e tornar-se um pesquisador. É importante considerar que o curso não visa formar advogados, mas bacharéis em Direito que gozarão da liberdade para escolher entre as várias carreiras jurídicas, entre as quais a do advogado, magistrado, procurador, analista, entre outras, e ainda a carreira de pesquisador. Esse perfil libertário do curso é importante para dar autonomia ao estudante e também para inseri-lo no processo de formação continuada, fazendo do egresso um estudante em potencial.

OBJETIVOS DO CURSO DE DIREITO

O Curso de Direito da Faculdade Araguaia possui objetivo de fortalecer a sociedade goiana e ampliar a pesquisa na área jurídica, por intermédio da formação de profissionais, em nível de graduação e pós-graduação, comprometida com demandas e questões sociais, com as melhores formas de convivência humana, com a justiça, com a ética, com o desenvolvimento sustentável, com as garantias fundamentais do homem e do cidadão e com a democracia, gozando de liberdade para escolher uma das carreiras jurídicas ou ser um pesquisador.

MATRIZ DO CURSO

  DISCIPLINAS  
Antropologia Jurídica
Atualização Jurídica I
Atualização Jurídica II
Ciência Política e Teoria Geral do Estado
Criminologia
Direito Administrativo I
Direito Administrativo II
Direito Agrário
Direito Ambiental
Direito Civil I
Direito Civil II
Direito Civil III
Direito Civil IV
Direito Civil V
Direito Civil VI
Direito Civil VII
Direito Constitucional I
Direito Constitucional II
Direito Digital
Direito do Agronegócio
Direito do Consumidor
Direito do Trabalho I
Direito do Trabalho II
Direito Empresarial I
Direito Empresarial II
Direito Internacional Público
Direito Penal I
Direito Penal II
Direito Penal III
Direito Penal IV
Direito Previdenciário
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal II
Direito Processual Penal III
Direito Processual Trabalhista
Direito Tributário
Direitos das Mulheres
Direitos Humanos e Vulnerabilidades
Disciplina Optativa I
Economia
Ética Profissional
Filosofia do Direito
Filosofia Geral
História do Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Linguagem e Argumentação
Mediação, Conciliação e Arbitragem
Metodologia da Pesquisa
Optativa II
Prática Jurídica I
Prática Jurídica II
Prática Jurídica III
Prática Jurídica IV
Processo Civil I
Processo Civil II
Processo Civil III
Psicologia Jurídica
Sociologia Geral e Jurídica
Teoria da Constituição
Teoria Geral do Direito e Hermenêutica
Teoria Geral do Processo
Trabalho de Conclusão de Curso I
Trabalho de Conclusão de Curso II
 
  DISCIPLINAS OPTATIVAS  
Análise Econômica do Direito
Desenvolvimento regional sustentável
Direito da Criança e do Idoso
Direito da Pessoa com Deficiência
Direitos e Políticas Públicas
Direitos Políticos e Direito Eleitoral
Gestão e Educação Ambiental
História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena
Libras
Meio Ambiente e Cidadania
 
 TOTAL DE CRÉDITOS  
Atividades Complementares 224h
Prática Jurídica 396h
Subtotal I 620h
Subtotal II 3528
Carga Horária Total 4148
 


UniAraguaia - Parceira Google for Education