UniAraguaia - Centro Universitário 

GRADUAÇÃO

Educação Física Licenciatura

O curso de Educação Física da Faculdade Araguaia é formado por disciplinas de diversas áreas, que buscam desenvolver o estudante de maneira completa. Em Anatomia e Fisiologia Humana é possível conhecer o funcionamento do corpo humano de forma profunda. A parte de Teorias Pedagógicas permite que o curso ultrapasse a vertente meramente técnica e alcance um viés mais humano e voltado à realidade da sociedade, que demanda crescentemente os benefícios trazidos por esse profissional, como saúde e bem-estar. Os Fundamentos Metodológicos tornam possível a excelência no aprendizado da prática desportiva.

Portaria de Reconhecimento pela Portaria SERES n° 736, de 27/12/2013 - DOU 30/12/2013.
Coordenador:Prof. Dr. Célio Antônio de Paula Júnior
E-mail: [email protected]

MATRIZ CURRICULAR

Em atualização.

OBJETIVOS DO CURSO

O curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Araguaia tem como objetivo principal a formação de profissionais qualificados para agir, atuar, desenvolver e implementar a atividade docente expressa no trabalho pedagógico em diferentes campos de atuação como escolas, academias, espaços de lazer.
O curso também visa incentivar a prática da tríade pesquisa e extensão, por meio da prestação de serviços especializados à comunidade, incentivo a publicação de trabalhos acadêmicos.

PERFIL DO EGRESSO DO CURSO

No curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, o(a) professor(a) a ser formado(a) estará alinhado(a) com as novas tecnologias enquanto instrumento mediador de suas tarefas pedagógicas, voltado a atender as diferenças individuais e necessidades especiais, comprometido com o seu tempo, como a problemática da prevenção da saúde e com o exercício pleno da cidadania em todas as suas dimensões.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O profissional de Educação Física poderá atuar no campo da Educação Básica, dos saberes corporais, esportivos e do lazer, bem como na área da saúde.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No curso de Educação Física, o trabalho de conclusão de curso – TCC é exigência obrigatória na integralização curricular do discente. Trata-se de um trabalho final, desenvolvido pelo discente no último período do curso, em uma disciplina específica para este fim, sob a orientação de um professor, como resultado último de seu aprendizado integral ao longo do curso. O trabalho de conclusão de curso tem como finalidade o aprofundamento dos estudos científicos, bem como o desenvolvimento da capacidade do discente na leitura e escrita. A modalidade exigida no curso de Educação Física é a monografia, seguindo as normas da ABNT.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado, da Licenciatura em Educação Física da Faculdade Araguaia deve ser compreendido como uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, configura-se num espaço formativo e de sensibilização dos estudantes para o atendimento das necessidades humanas e sociais, visando preservar os valores éticos e buscando a compreensão e reflexão sobre realidade profissional, à luz dos aportes teóricos estudados, propiciando, assim, autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades relativas à profissão docente. Trata-se, portanto, de um componente curricular, de caráter teórico-prático, cuja especificidade é proporcionar o contato efetivo do aluno com a escola campo, lócus do futuro exercício profissional.
As disciplinas de Estágio Supervisionado são articuladas com a prática de ensino de todas as disciplinas. O trabalho interdisciplinar tem como objetivo uma articulação das disciplinas, dos procedimentos, dos dados e da organização da pesquisa, a complementaridade dos métodos, dos conceitos, das estruturas que fundam as diversas áreas do conhecimento que compõe o currículo do curso.

CORPO DOCENTE

Me. Anário Dornelles Rocha Júnior

Ma. Caroline Steglich Ramos

Dr. Célio Antônio de Paula Júnior

Me. Danilo Oliveira e Silva

Dra. Elaine Nicolodi

Me. Euler Alves Cardoso

Dr. Gabriel Carvalho Bungenstab

Me. Gustavo Osório Zanina

Me. Jeferson Moreira dos Santos

Ma. Lígia de Sousa Araújo Santana

Me. Lucas Raphael Bento da Silva

Me. Marcelo Henrique Silva

Ma. Monallisa Alves Ferreira

Dra. Onésia Cristina de Oliveira Lima

Dr. Sebastião Carlos Ferreira de Almeida

Ma. Valéria Araújo de Oliveira

UniAraguaia - Parceira Google for Education