UniAraguaia - Centro Universitário 

PÓS - GRADUAÇÃO

MBA Gestão do Agronegócio

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso MBA Gestão do Agronegócio está voltado à aprimoração dos conhecimentos que compreendem os negócios da área rural. A ideia está centralizada em capacitar o profissional das ciências agrárias e ciências econômicas para lidar com as relações entre a produção e os mercados agropecuários.

A região Centro-Oeste se encontra atualmente entre as Grandes Regiões brasileiras e vem se destacando a cada ano dentre as potências econômicas, o que demonstra a importância do setor Agropecuário e a relevância do Agronegócio para toda região.

A modernização do campo, que pode ser acompanhada pelo avanço da engenharia genética, máquinas agrícolas, fertilizantes e defensivos agrícolas, garante o aumento da produtividade no campo, e elevou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, significando para a economia, geração de emprego e renda e alimentação para boa parte da população.

Assim, o curso é uma oportunidade de obter informações sobre uma rede de negócios que sofrem interferências mundiais e ao mesmo tempo que é mantida por políticas governamentais e abastece as casas dos brasileiros, porque o desenvolvimento econômico é regido por políticas públicas e políticas agrícolas, comercializações, abastecimento e crédito rural.

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar e qualificar profissionais na concepção e meio econômico agrícola, com ênfase na formação de recursos humanos no compromisso com gestão financeira que regem o Agronegócio. Formar profissionais para atuarem na área do ensino, pesquisa, extensão e inovação do Agronegócio.

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para profissionais Engenheiros, Economistas, Gestores Econômicos, Administradores e profissionais graduados que atuem na área.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS Carga Horária
Gestão e Gerenciamento de Negócios 32h
Pesquisa e Desenvolvimento Empresarial 24h
Estatísticas e Modelagens Empresariais 40h
Empreendedorismo e Planejamento Estratégico 40h
Crédito para a Produção Rural 16h
Estratégias Financeiras Empresariais 32h
Comércio e Competitividade Regional 16h
Vendas e Comércio Internacional 16h
Marketing no Agronegócio 24h
Metodologia do Ensino Superior (EaD) 40h
Mercado de Produtos Agroindustriais 32h
Políticas Governamentais no Agronegócio 32h
Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica (EaD) 40h
CARGA HORÁRIA E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES
Carga horária presencial 304h
Carga horária de Educação a Distância (EaD) 80h
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 384h
Trabalho Final de Curso 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL 424h


COORDENAÇÃO

Ressiliane Ribeiro Prata Alonso
Pós-doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Doutora em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Botânica atuando nos seguintes temas: anatomia vegetal e etnobotânica. Atualmente integra o quadro de professores titulares do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Araguaia (GO), exercendo de Coordenadora do curso de Pós-graduação em MBA Perícia Auditoria e Gestão Ambiental. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, trabalhando em estudos voltados ao Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Conservação Biológica.

CORPO DOCENTE

André Chagas de Sousa
Administrador - Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA, 2010). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura, (FABEC, 2011); Especialista em Gestão de Agronegócio e Legislação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes, (UCAM, 2015); Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás, (UFG, 2018). Atualmente docente universitário pela Faculdade Sul Americana (FASAM), Instituto Ensino Superior (IES) e Instituto Arctempos – Unidade Anápolis (ARCTEMPOS).

Marcelo Scolari Gosch
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás (2002), cursando atualmente Doutorado em Ciências Ambientais na Universidade Federal de Goiás, com Mestrado em Agronegócio na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal de Goiás (2015) e Especialização - Em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Tocantins (2004). É Perito Federal Agrário - Engenheiro Agrônomo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/GO. Atuando principalmente nos seguintes temas: Planejando de atividades pertinentes ao uso racional dos recursos naturais em Assentamentos Rurais, buscando solucionar o passivo ambiental (regularização ambiental dos assentamentos - execução do Cadastro Ambiental Rural - CAR) do INCRA - GO. Já exerceu cargo de direção no INCRA de Santarém - PA e em Goiás atuando nas áreas de Desenvolvimento dos Assentamentos e Meio Ambiente e Recursos Naturais. Desde sua graduação é comprometido com as questões ambientais e sociais do meio rural brasileiro.

Fernando Couto de Araújo
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Proteção de Plantas pelo IF Goiano e doutorando em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como gerente de consultorias na AgroPlan UFV-CRP; como consultor técnico em cafeicultura no Projeto Sebrae/Educampo; e como sócio/consultor na JF Agrícola. Atualmente é Gerente de Educação Formal no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Goiás.

* Professores sujeitos a alteração.

DURAÇÃO

16 meses.

DISTRIBUIÇÃO DOS MÓDULOS

As aulas ocorrerão das 08h às 12h e das 13h às 17h.

NÚMEROS DE VAGAS

Vagas Limitadas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.

MATRÍCULAS

» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia do CPF
» 01 (uma) foto 3x4 recente
» Comprovante de endereço atual
» 01 cópia do Histórico escolar de graduação
» 01 cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula.
(trazer originais para conferência)

COORDENADORA GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3274-3161
E-mail:[email protected]

UniAraguaia - Parceira Google for Education