UniAraguaia - Centro Universitário  

PÓS - GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Ciências da Religião

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O debate entre ciência e religião se dá principalmente a partir do século XIX, quando se entende que a religião e a ciência se apresentavam de forma antagônica. Muitos acreditaram que o fim da religião estaria próximo, porém no século XX o senário religioso encontrou força, multiplicando em si a quantidade de fiéis. Partindo deste pressuposto pode-se perceber que a religião seria um instrumento de compreensão da sociedade, bem como dos indivíduos. A partir desse quadro social o estudo das Ciências da Religião, se faz necessário para uma compreensão multidisciplinar entre as diversas áreas das ciências humanas.
Partindo dessa nova realidade religiosa, a Faculdade Araguaia propõe o presente curso de pós-graduação em Docência em Ciências da Religião, com uma matriz moderna capaz de abranger o senário brasileiro no que se refere à análise, a pesquisa e ao ensino.
Para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem o presente curso é proposto com uma metodologia de ensino que possui disciplinas presenciais e a distância.
As disciplinas oferecidas na metodologia de ensino a distância (EaD) são disponibilizadas em plataforma universal que flexibiliza os horários dos estudantes, além de contar com quadro de tutores qualificados para atendimento.

OBJETIVO DO CURSO

Proporcionar aos discentes a capacidade de perceber as influências religiosas na sociedade, no indivíduo e nas diversas áreas do conhecimento. Possibilitando-lhes a capacidade de analisar, entender e interpretar textos sagrados. Oferecendo um arcabouço intelectual para que o aluno tenha a capacidade de lecionar em áreas decorrentes as ciências humanas e religiosas. E por fim ser capaz de analisar a espiritualidade de um mundo pós-moderno.

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para profissionais de Profissionais graduados, que preencham os requisitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Faculdade Araguaia para cursar pós-graduação, em especial Bacharéis e Licenciados em qualquer área do conhecimento.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS Carga Horária
Filosofia da Religião 26h
Psicologia da Religião 26h
Literatura Sagrada e sua Interpretação 26h
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (EaD) 52h
Didática e Ensino Religioso 39h
Antropologia e Sociologia da Religião 26h
Fenômeno Religioso 39h
Metodologia do Ensino Superior (EaD) 65h
Religião: Gênero, Ecologia e Etnicidade 26h
Métodos e Técnicas de Pesquisa (EaD) 65h
CARGA HORÁRIA E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES
Carga horária presencial 208h
Carga horária de Educação a Distância (EaD) 182h
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 390h
Trabalho de Conclusão de Curso 40h
Atividades Extracurriculares 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL 460h


COORDENAÇÃO

Prof. Douglas Oliveira dos Santos
Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestrado em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui graduação em História pela Universidade Salgado de Oliveira e graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Equatorial. Pesquisador em História Cultural, Filosofia da Religião e Literatura Sagrada. Docente na área de grego, hebraico, história, sociologia, filosofia, cultura, poder, memória, identidade, ética e áreas a fins a ciências humanas.

CORPO DOCENTE

Prof. Danilo Dourado Guerra
Doutorando do Programa de pós-graduação stricto senso em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com estágio doutoral sanduíche na Università Degli Studi di Padova, Itália. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bacharel em Teologia pela Faculdade da Igreja Ministério Fama-FAIFA e pelo Seminário Teológico Batista Nacional - SETEBAN-GO. Pesquisa na linha de Literatura Sagrada com ênfase em cristologia joanina, império romano, arqueologia e historiografia.

Prof.ª Damiana Aparecida Oliveira Santos
Mestranda em Ciência da Religião pelo Programa de pós-graduação stricto senso em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista Goiano. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialização em Psicopedagogia Inclusiva e Educação Infantil, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Docência Universitária, Educação Inclusiva com Ênfase no AEE(Atendimento Educacional Especializado), Arteterapia e Saúde. Atualmente é psicopedagoga e professora na área de Educação.

Prof. Humberto dos Santos Neto
Mestre em Ciência da Religião pelo Programa de pós-graduação stricto senso em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Psicopedagogia, Métodos e técnicas de Ensino e Metodologia de pesquisa. Graduado em Musicoterapia pela UFG e Bacharel em Teologia. Atualmente é Musicoterapeuta, psicopedagogo e professor. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação (métodos e técnicas de ensino e metodologias), desenvolvendo diversas atividades educacionais, como música como ferramenta no processo deducional, música como elemento terapêutico no processo educacional, liderança, liderança em pequenos grupos de trabalho.

* Professores sujeitos a alteração.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Passeio das Águas
Av. Perimetral Norte, nº 8303
Goiânia – GO

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia do CPF
» 01 (uma) foto 3x4 recente
» Comprovante de endereço atual
» 01 cópia do Histórico escolar de graduação
» 01 cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula
(trazer originais para conferência)

COORDENADORA GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3923-5400
E-mail:[email protected]

UniAraguaia - Parceira Google for Education