Atualizado em 21/05/2019

Grupos de Pesquisa coordenados por docentes da Faculdade Araguaia (FARA) podem ser cadastrados junto ao Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG). As políticas institucionais do NEPPG são voltadas ao reconhecimento de uma demanda pela busca de soluções que permeiam o dinamismo da sociedade em suas diferentes interfaces. Sendo assim, estimula a produção científica, valorizando a qualificação dos docentes da FARA; promove parcerias científicas entre diferentes Instituições de Pesquisa; incentiva a participação dos discente em projetos de pesquisa cadastrados, associados ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC); reforça a difusão de ideias na associação direta com o ensino e extensão para a execução de atitudes voltadas à qualidade de vida do homem, alicerçada na geração de emprego e renda, aos direitos humanos e à sustentabilidade.


- GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GPEA)

Projeto de Pesquisa é por si a criação de um Grupo de Pesquisa permanente que irá promover estudos na área de Educação Ambiental dentro da Faculdade Araguaia através da aplicação de diferentes modalidades: Promoção de atividades artísticas na forma de Peças Teatrais e Dança, Oficina de Reciclagem, Capacitação de Professores do ensino fundamental do município de Goiânia (GO), Produção de material didático relacionado à temática do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de atividades de pesquisa voltadas aos estudos anatômicos, morfológicos e fitoquímicos de plantas sujeitas à poluição atmosférica. Na área de negócios o Grupo estabelece um trabalho de parceria com Cooperativas de Reciclagem de Goiânia, com estudos voltadas a gestão de negócios para a área do comércio de resíduos recicláveis. Dessa forma, o projeta visa inserir o estudo voltado à Educação Ambiental aos discentes de graduação, assumindo estes o compromisso de inserção da Iniciação Científica e também de estagiar e/ou realizar pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso dentro da temática do Grupo de Pesquisa, sob a orientação de docentes da Faculdade Araguaia.

Coordenação do Projeto: Professora Doutora Ressiliane R. Prata Alonso

Vice-coordenação do Projeto: Professora Mestra Maria Cecília Vieira

O beneficiário da Bolsa Universitária nos termos da Legislação aplicada ao Programa (lei nº 17.405/11, regulamentado pelo DEC. 8.039/13) matriculado nos cursos de graduação da Faculdade Araguaia cadastrados na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) pode desenvolver atividades como contrapartida no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA).

Cursos de Graduação da Faculdade Araguaia Cadastrados: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Agronômica, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.

- GRUPO DE ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DA FAUNA E DA FLORA DA FAZENDA EXPERIMENTAL MORRO FEIO (HIDROLÂNDIA-GO, BRASIL) COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (GEBEA)

Projeto multidisciplinar que envolve professores de diversas áreas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica da Faculdade Araguaia, tais como zoologia, ecologia, botânica, bioquímica e genética. O objetivo desse projeto é realizar a identificação e mapeamento da biodiversidade da Fazenda Experimental Morro Feio, da Faculdade Araguaia, no município de Hidrolândia, Goiás. Ao fazer isso, o projeto se propõe a recrutar e formar novos pesquisadores em diversas áreas, produzir informações inéditas sobre a biodiversidade da área e levar esse conhecimento à população através de desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Coordenação do Projeto: Professor Doutor Paulo H. Asfora

- GRUPO DE ESTUDO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, IMERSIVAS E ANALÍTICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE NEGÓCIOS (GEMAN)

O Projeto as metodologias ativas, imersivas e analíticas no processo de aprendizagem na área de negócios tem como objetivo geral analisar as metodologias ativas que estão presentes na prática docente de profissionais que atuam nos cursos da área de negócios, em Instituições públicas e privadas no Estado de Goiás e, assim, compreender como essas metodologias podem contribuir para a formação de um profissional ativo e crítico no mundo do trabalho.

Coordenação do Projeto: Professor Doutor Ronaldo Rosa dos Santos Junior

- GRUPO DE ESTUDO DO TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (GETRAM)

A proposta pedagógica para implementação deste Projeto vem ao encontro da necessidade de promover a educação para o trânsito e a mobilidade, como desafio às políticas ambientais e urbanas. O projeto pretende realizar pesquisas e ações voltadas para a Educação para o Trânsito e a Mobilidade Urbana Sustentável, por meio de discussões teórico-práticas a respeito do tema com uma turma de 30 alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Goiás e acadêmicos de quatro cursos da Faculdade Araguaia.

Coordenação do Projeto: Professora Doutora Elaine Nicolodi