UniAraguaia - Centro Universitário 

GRADUAÇÃO

Publicidade e Propaganda Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº 703 de 18/12/2013 - DOU 19/12/2013.
Coordenador: Profª Mestra Viviane Maia

MATRIZ CURRICULAR

Ingressantes a partir de 2015/01
  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Administração Publicitária 36
Agência Experimental de Publicidade e Propaganda 72
Antropologia e Cultura e Brasileira - EaD 36
Assessoria de Comunicação 72
Atendimento - EaD 72
Cidadania e Direitos Humanos - EaD 36
Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - EaD 72
Comportamento do Consumidor - EaD 36
Comunicação e Cibercultura - EaD 72
Comunicação Visual e Produção Gráfica 36
Criação Publicitária 72
Direção de Arte 72
Direito da Comunicação - EaD 72
Economia - EaD 36
Empreendedorismo - EaD 36
Espanhol Instrumental - EaD 36
Estágio Supervisionado 36
Ética na Comunicação - EaD 72
Filosofia - EaD 36
Fotografia I 36
Fotografia II 72
Gestão da Marca (Branding) EaD 36
História Contemporânea - EaD 36
Inglês Instrumental - EaD 36
Leitura Crítica da Comunicação - EaD 72
Língua Portuguesa I 72
Língua Portuguesa II 72
Marketing 36
Mídia 72
Optativa - EaD 72
Pesquisa de Opinião e Mercado 72
Planejamento de Campanha 72
Planejamento e Gestão da Comunicação Integrada 72
Política - EaD 36
Produção Audiovisual 72
Produção Publicitária para Rádio 72
Produção Publicitária para TV e Cinema 72
Produção Publicitária para Web 72
Produção Radiofônica 72
Projeto de Pesquisa 72
Psicologia Social - EaD 36
Redação Publicitária (Impresso e Eletrônica) 72
Sociologia - EaD 72
Teoria da Comunicação 72
Teoria da Imagem 36
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação - EaD 72
Trabalho de Conclusão de Curso 72
CARGA HORÁRIA TOTAL: 2.810
PRESENCIAL: 62,6%
EAD: 37,4%

OBJETIVOS DO CURSO

São objetivos do curso de Publicidade e Propaganda

Responder pela formação em nível Superior do Comunicador Social/Publicidade, com base nos conhecimentos científicos mais avançados e de acordo com as necessidades de maior relevância à sociedade.
Habilitar o graduado para o competente domínio teórico, metodológico, técnico e tecnológico dos processos de informação e comunicação.
Capacitar o formando a agir em condições de produção, ritmo e periodicidade compatíveis ao cotidiano da profissão.
Oferecer formação sócio-cultural e política, objetivando desenvolver junto ao futuro profissional a postura ética e democrática e a consciência crítica diante dos padrões.
Promover o ensino a pesquisa e a extensão de forma integrada e comprometida, sobretudo com as prioridades do desenvolvimento regional.
Desenvolver a proposta curricular teórica e prática integrada à dinâmica do mercado em sintonia com a dinâmica e exigência da comunidade.

PERFIL DO EGRESSO

O publicitário formado pela Faculdade Araguaia poderá desempenhar as funções pertinentes àquele perfil e, assim, exercer com eficiência o seu papel na sociedade – privada, pública ou terceiro setor, assim sintetizadas:

Propor, desenvolver, executar, gerenciar e avaliar projetos na área de comunicação publicitária;
Elaborar e desenvolver pesquisa em comunicação aplicada ou não ao mercado de trabalho
Planejar, realizar e gerenciar ações de marketing para órgãos e entidades estatais, privadas e públicas não-governamentais;
Captar, interpretar e contextualizar informações, codificando-as em forma de mensagens publicitárias;
Identificar oportunidades de negócio, propondo soluções e peças, campanhas ou ações publicitárias;
Produzir mensagens publicitárias para os diversos tipos de veículos de comunicação de massa, inclusive conteúdos para sítios (sites).
Identificar problemas e criar para eles soluções de comunicação que satisfaçam as demandas do mercado, de acordo com a natureza de seu contratante, usando técnicas e processos efetivos para atingir os objetivos;

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O mercado de trabalho para o publicitário amplia-se a medida em que novas tecnologias e a progressiva organização do terceiro setor abrem campos alternativos para a atividade publicitária, como é o caso das mídias eletrônicas, redes sociais e das Organizações não-governamentais (ONGs).

Os publicitários encontram oportunidade de trabalho nas seguintes áreas:
Agências de publicidade, sendo capaz de desempenhar funções como atendimento, mídia, redação, criação, finalização, direção de arte, direção de criação, planejamento, administração e produção;
Empresas de consultoria em marketing e comunicação;
Departamentos de comunicação e marketing de empresas de grande, médio e pequeno porte;
Institutos de pesquisa;
Órgãos públicos e organizações não governamentais;
Empresas de diversos segmentos que tenham departamento de comunicação ou que contratem serviços;
Instituições de Ensino Superior;
Consultorias de comunicação e informações em redes sociais;
Empresas de prestação de serviços de comunicação e realização de eventos;
Produtoras de rádio, cinema e TV;
Empresas voltadas para criação de conteúdos virtuais.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O trabalho de conclusão de curso é a produção que deve integralizar todo o conhecimento obtido pelo estudante durante seu curso. Por isso o trabalho só pode ser realizado após o cumprimento de todas as demais disciplinas do currículo e deve ser estruturado sobre os conteúdos ministrados dentro do curso ou que tenham relação com o universo da área. O Trabalho de Conclusão de Curso é acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado.

Modalidades

Os alunos podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: Monografia, produção audiovisual, plano de comunicação, plano de marketing ou campanha publicitária.
a) Monografia: pesquisa bibliográfica acerca de determinado tema, podendo incluir ou não pesquisa de campo.
b) produção audiovisual: cabem aqui produções de documentários e produtos afins, que devem ser acompanhadas por um trabalho escrito, em que será feita a sustentação teórica a respeito do trabalho proposto.
c) plano de comunicação: nessa modalidade de trabalho o aluno deve realizar um estudo sobre a comunicação da empresa, detectando riscos e oportunidades e propor melhorias para fortalecê-lo, estabelecendo estratégias que devem orientar a comunicação organizacional.
d) plano de marketing: o aluno poderá eleger uma organização (pública, privada ou terceiro setor) para qual elaborará um planejamento de marketing, incluindo todas as etapas deste processo – passando pelo diagnóstico da empresa e do cenário no qual ela encontra-se inserida, estudo de soluções e apresentação de uma proposta final. Essa modalidade conta também com uma sustentação teórica, onde são explorados conceitos e estudos de autores acerca do assunto.
e) campanha publicitária: deve ser desenvolvida um conjunto de peças publicitárias de acordo com o posicionamento da empresa e o direcionamento da comunicação organizacional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Apresentação

A disciplina Estágio Supervisionado é obrigatória a todos os alunos que cursam Publicidade e Propaganda, pois é parte integrante da matriz curricular.
Os objetivos do Estágio Supervisionado são:
Proporcionar crescimento profissional aos alunos;
Permitir a aplicação teórica das técnicas de comunicação, na prática;
Proporcionar complementação educacional aliada à prática profissional;
Desenvolver a consciência profissional do aluno;
Proporcionar contato do aluno com a profissão;

Procedimentos de Orientação do Estágio
O professor responsável pela disciplina deve instruir os alunos sobre as formas de orientação, visando um melhor acompanhamento do Estágio.
As orientações, portanto:
Com exceção da aula de apresentação, onde todos os alunos deverão comparecer para tomarem ciência das normas da Disciplina, serão realizadas individualmente (professor x aluno);
Cada orientando terá seu horário fixo (pré-estabelecidos junto ao orientador), sempre às quartas ou quintas-feiras em sala de aula;
As orientações são quinzenais;
O tempo destinado à cada aluno é de 30 minutos, junto ao orientador. E cabe ao aluno chegar no horário estabelecido para ele;
Cada orientando possuirá sua ficha de acompanhamento de estágio, que ficará de posse do orientador durante o estágio e será anexada ao trabalho final. Através dela, o orientador acompanhará todo o desenvolvimento do aluno, passo a passo. Cabe ao orientando preenchê-la fornecendo os dados solicitados, e deve assiná-la em seus dias de orientação, se comprometendo estar presente junto ao professor orientador nos dias e horários estabelecidos. - Sempre que lhe for solicitado, o grupo deverá entregar uma parcial do trabalho ao orientador, tornando assim, o comprometimento do aluno imprescindível.

CORPO DOCENTE

Antônio José Cirino - Doutor

Cláudia Temponi Barreto - Especialista

Eduardo Araújo de Ávila - Mestre

Frederico Carvalho Felipe - Mestre

Gildésio Bonfim de Oliveira - Mestre

joseane Ribeiro - Mestre

Juliana Junqueira - Mestre

Márcia Pimenta Faria - Mestre

Patrícia Drummond Gonçalves - Especialista

Rafael Mendonça Lisita Filho- Mestre

Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros - Mestre

Rafael Mendonça Lisita Filho- Mestre

Rodrigo Ferreira - Mestre

Sandra Regina Paro- Mestre

Viviane Cristina Maia Gomes -Mestre

LABORATÓRIOS APLICADOS

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