UniAraguaia - Centro Universitário 

GRADUAÇÃO

Publicidade e Propaganda
Atualizado em: 06/06/2020.
Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº 703 de 18/12/2013 - DOU 19/12/2013.
Coordenadora: Profa. Mestra Viviane Cristina Maia Gomes

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 110
Administração Publicitária 36
Agência Experimental de Publicidade e Propaganda 72
Antropologia e Cultura e Brasileira 36
Assessoria de Comunicação 72
Atendimento 72
Cidadania e Direitos Humanos 36
Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 72
Comportamento do Consumidor 36
Comunicação e Cibercultura 72
Comunicação Visual e Produção Gráfica 36
Criação Publicitária 72
Direção de Arte 72
Direito da Comunicação 72
Economia 36
Empreendedorismo 36
Espanhol Instrumental 36
Estágio Supervisionado 72
Ética na Comunicação 72
Filosofia 36
Fotografia I 36
Fotografia II 72
Gestão da Marca (Branding) 36
História Contemporânea 36
Inglês Instrumental 36
Leitura Crítica da Comunicação 72
Língua Portuguesa I 72
Língua Portuguesa II 72
Marketing 36
Mídia 72
Optativa 36
Pesquisa de Opinião e Mercado 72
Planejamento de Campanha 72
Planejamento e Gestão da Comunicação Integrada 72
Política 36
Produção Audiovisual 72
Produção Publicitária para Rádio 72
Produção Publicitária para TV e Cinema 72
Produção Publicitária para Web 72
Produção Radiofônica 72
Projeto de Pesquisa 72
Psicologia Social 36
Redação Publicitária (Impresso e Eletrônica) 72
Sociologia 72
Teoria da Comunicação 72
Teoria da Imagem 36
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação 72
Trabalho de Conclusão de Curso 72
CARGA HORÁRIA TOTAL: 2810h

OBJETIVOS DO CURSO

São objetivos do curso de Publicidade e Propaganda

Responder pela formação em nível Superior do Comunicador Social/Publicidade, com base nos conhecimentos científicos mais avançados e de acordo com as necessidades de maior relevância à sociedade.

Habilitar o graduado para o competente domínio teórico, metodológico, técnico e tecnológico dos processos de informação e comunicação.

Capacitar o formando a agir em condições de produção, ritmo e periodicidade compatíveis ao cotidiano da profissão.

Oferecer formação sócio-cultural e política, objetivando desenvolver junto ao futuro profissional a postura ética e democrática e a consciência crítica diante dos padrões.

Promover o ensino a pesquisa e a extensão de forma integrada e comprometida, sobretudo com as prioridades do desenvolvimento regional.

Desenvolver a proposta curricular teórica e prática integrada à dinâmica do mercado em sintonia com a dinâmica e exigência da comunidade.

PERFIL DO EGRESSO

O publicitário formado pelo Centro Universitário Araguaia poderá desempenhar as funções pertinentes àquele perfil e, assim, exercer com eficiência o seu papel na sociedade – privada, pública ou terceiro setor, assim sintetizadas:

Propor, desenvolver, executar, gerenciar e avaliar projetos na área de comunicação publicitária;

Elaborar e desenvolver pesquisa em comunicação aplicada ou não ao mercado de trabalho;

Planejar, realizar e gerenciar ações de marketing para órgãos e entidades estatais, privadas e públicas não-governamentais;

Captar, interpretar e contextualizar informações, codificando-as em forma de mensagens publicitárias;

Identificar oportunidades de negócio, propondo soluções e peças, campanhas ou ações publicitárias;

Produzir mensagens publicitárias para os diversos tipos de veículos de comunicação de massa, inclusive conteúdos para sítios (sites).

Identificar problemas e criar para eles soluções de comunicação que satisfaçam as demandas do mercado, de acordo com a natureza de seu contratante, usando técnicas e processos efetivos para atingir os objetivos;

Produzir e desenvolver conteúdos para mídias sociais

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O mercado de trabalho para o publicitário amplia-se a medida em que novas tecnologias e a progressiva organização do terceiro setor abrem campos alternativos para a atividade publicitária, como é o caso das mídias eletrônicas, redes sociais e das Organizações não-governamentais (ONGs).

Os publicitários encontram oportunidade de trabalho nas seguintes áreas:
Agências de publicidade, sendo capaz de desempenhar funções como atendimento, mídia, redação, criação, finalização, direção de arte, direção de criação, planejamento, administração e produção;
Empresas de consultoria em marketing e comunicação;
Departamentos de comunicação e marketing de empresas de grande, médio e pequeno porte;
Institutos de pesquisa;
Órgãos públicos e organizações não governamentais;
Empresas de diversos segmentos que tenham departamento de comunicação ou que contratem serviços;
Instituições de Ensino Superior;
Consultorias de comunicação e informações em redes sociais;
Empresas de prestação de serviços de comunicação e realização de eventos;
Produtoras de rádio, cinema e TV;
Empresas voltadas para criação de conteúdos virtuais.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O trabalho de conclusão de curso é a produção que deve integralizar todo o conhecimento obtido pelo estudante durante seu curso. Por isso o trabalho só pode ser realizado após o cumprimento de todas as demais disciplinas do currículo e deve ser estruturado sobre os conteúdos ministrados dentro do curso ou que tenham relação com o universo da área. O Trabalho de Conclusão de Curso é acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado.

Modalidades

Os alunos podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: Monografia, produção audiovisual, plano de comunicação, plano de marketing ou campanha publicitária.
a) Monografia: pesquisa bibliográfica acerca de determinado tema, podendo incluir ou não pesquisa de campo.
b) produção audiovisual: cabem aqui produções de documentários e produtos afins, que devem ser acompanhadas por um trabalho escrito, em que será feita a sustentação teórica a respeito do trabalho proposto.
c) plano de comunicação: nessa modalidade de trabalho o aluno deve realizar um estudo sobre a comunicação da empresa, detectando riscos e oportunidades e propor melhorias para fortalecê-lo, estabelecendo estratégias que devem orientar a comunicação organizacional.
d) plano de marketing: o aluno poderá eleger uma organização (pública, privada ou terceiro setor) para qual elaborará um planejamento de marketing, incluindo todas as etapas deste processo – passando pelo diagnóstico da empresa e do cenário no qual ela encontra-se inserida, estudo de soluções e apresentação de uma proposta final. Essa modalidade conta também com uma sustentação teórica, onde são explorados conceitos e estudos de autores acerca do assunto.
e) campanha publicitária: deve ser desenvolvida um conjunto de peças publicitárias de acordo com o posicionamento da empresa e o direcionamento da comunicação organizacional.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Apresentação

A disciplina Estágio Supervisionado é obrigatória a todos os alunos que cursam Publicidade e Propaganda, pois é parte integrante da matriz curricular.
Os objetivos do Estágio Supervisionado são:
Proporcionar crescimento profissional aos alunos;
Permitir a aplicação teórica das técnicas de comunicação, na prática;
Proporcionar complementação educacional aliada à prática profissional;
Desenvolver a consciência profissional do aluno;
Proporcionar contato do aluno com a profissão;

Procedimentos de Orientação do Estágio
O professor responsável pela disciplina deve instruir os alunos sobre as formas de orientação, visando um melhor acompanhamento do Estágio.
As orientações, portanto:
Com exceção da aula de apresentação, onde todos os alunos deverão comparecer para tomarem ciência das normas da Disciplina, serão realizadas individualmente (professor x aluno);
Cada orientando terá seu horário fixo (pré-estabelecidos junto ao orientador), sempre às quartas ou quintas-feiras em sala de aula;
As orientações são quinzenais;
O tempo destinado à cada aluno é de 30 minutos, junto ao orientador. E cabe ao aluno chegar no horário estabelecido para ele;
Cada orientando possuirá sua ficha de acompanhamento de estágio, que ficará de posse do orientador durante o estágio e será anexada ao trabalho final. Através dela, o orientador acompanhará todo o desenvolvimento do aluno, passo a passo. Cabe ao orientando preenchê-la fornecendo os dados solicitados, e deve assiná-la em seus dias de orientação, se comprometendo estar presente junto ao professor orientador nos dias e horários estabelecidos. - Sempre que lhe for solicitado, o grupo deverá entregar uma parcial do trabalho ao orientador, tornando assim, o comprometimento do aluno imprescindível.

CORPO DOCENTE

Ana Maria Morais – Mestra

Altair Tavares da Silva – Especialista

Frederico Carvalho Felipe – Mestre

Gildésio Bomfim de Oliveira – Mestre

Gustavo Ponciano Cunha de Oliveira – Doutor

José Antônio Ferreira Cirino – Doutor

Joseane Alves Ribeiro – Mestra

Juliana Junqueira – Mestra

Karine do Prado Ferreira Gomes – Mestra

Márcia Pimenta Faria – Mestra

Patrícia Drummond Gonçalves – Especialista

Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros – Mestra

Rodrigo Ferreira Inácio – Especialista

Sandra Regina Paro – Mestra

Tatiana Carilly Oliveira Andrade – Doutora

Viviane Cristina Maia Gomes – Mestra

LABORATÓRIOS APLICADOS

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