Graduação: Pedagogia.

Matriz Curricular | Objetivos do curso | Perfil do Egresso | Áreas de Atuação | TCC | Estágio | Professores | Laboratórios | Links Úteis

GRADUAÇÃO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA

Portaria de Renovação de Reconhecimento do MEC/SERES n° 286, de 21 de Dezembro de 2012.

Número de vagas: 300
Horário de funcionamento: noturno
Unidade Centro

Coordenadora: Profª Ms. Eliane Magalhães Silva
E-mail: coordpedagogia@fara.com.br


MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ARAGUAIA
Ingressantes a partir de 2013/1

DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Sociologia 36h
Língua Portuguesa 36h
Filosofia 72h
História da Educação I 72h
Psicologia da Educação I 72h
Estudos Suplem. I (Nivelamento) 36h
Fundamentos Epistemologicos da Educação 36h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h

DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Sociologia da Educação 72h
Língua Portuguesa Aplicada 72h
História da Educação II 72h
Psicologia da Educação II 72h
Estudos Suplementares II (Nivelamento) 36h
Pesq. e Prát. Pedagógica I - Teoria da Pesquisa 36h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h

DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Biologia e Educação Ambiental 36h
Estatísticas Aplicada 72h
Fundamentos de Arte-Educação 72h
Didática Fundamental 72h
Informática Básica 72h
Pesq. e Prát. Pedagógica II - Dimensão Escolar 72h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 396h

DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Educação e Novas Tecnologias 72h
Antropologia e Educação 36h
Educação Infantil 72h
Educação Inclusiva I 36h
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos 72h
Pesq. e Prát. Pedag III - Est. Superv. Dimensão Escolar 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 378h

DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Estado e Política Educacional 72h
Educação Inclusiva II 36h
Ação Psicopedagógica 36h
Organização do Trabalho Pedagógico 36h
Princ. e Método da Administração Educacional 36h
Alfabetização e Linguística 72h
Pesq. e Prát. Pedag IV - Estágio Supervisionado 90h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 378h

DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Administração Educacional 72h
Teo. Met. e Prat. de Língua Portuguesa 72h
Teoria, Métodos e Prat. de Ciências 36h
Organização do Trab. pedag. e Pl. Educ. 72h
Pesq. e Prát. Pedag. V Proj. de Trab. (Estágio Sup.) 90h
Educação, Novas Tecnol. e Mídias 36h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 378h

DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Educação e Trabalho 72h
Teoria, Métodos e Prat. de Matemática 72h
Teo. Met. e Prat. de Geografia e História 72h
Pesq. e Prát. Pedag. VI (Estágio Sup.) 90h
Orien. Trabalho de Conclusão de Curso (Met. Cient.) 36h
Ética Profissional I 36h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 378h

DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO

CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS
Ética profissional II 36h
Inglês Instrumental 72h
Pesq. e Prát. Pedag. VII (Estágio Escolar e Não Escolar) 90h
Trabalho de Conclusão de Curso 108h
Libras 72h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 378h
Estudos Independentes (Palestras, Minicursos, seminários, Congressos) Outras IES 116h
Temas Emergentes em Educação (Aprofundamento nas áreas de formação) Atividades Complementares (Extensão e Monitorias) FARA 78h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.200h
TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO 8 semestres

OBJETIVOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FARA

>> Voltar

O curso tem como objetivo formar um profissional que entenda os novos parâmetros da cultura e compreenda a dinâmica da realidade, sendo capaz de identificar os processos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas, nos movimentos sociais, a fim de assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais sobre as quais ela se dá, contribuindo assim para a transformação da sociedade.
Um pedagogo pode fazer mais do que dar aulas. Além de atuar nos estabelecimentos de ensino público e privado, o profissional encontra espaço para trabalhar nas áreas de treinamento de recursos humanos em empresas, no setor de produção didática das editoras e de outros meios de comunicação, na pesquisa do ensino em geral, na educação especial, na orientação educacional, na supervisão escolar e, mais recentemente, no ensino à distância, um segmento em expansão graças à internet.

PERFIL do egresso

>> Voltar

No que se refere à condução de suas ações profissionais a Faculdade Araguaia busca a formação de Pedagogos que:

- reconheçam a prática educativa como prática social e política que contribui para a transformação da sociedade;
- assumam uma postura ética e solidária em suas ações profissionais e questões sociais;
- reconheçam e respeitem as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- tenham um pensamento crítico e analítico diante das questões que envolvem a ação docente e os problemas apresentados pela sociedade atual;
- sejam capazes de perceber a relação entre escola e sociedade, nos seus aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos;
- demonstrem consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades educativas especiais, escolhas sexuais, dentre outras.
- Sejam profissionais éticos, com ação profissional imbuída de competência, humildade, qualidade, responsabilidade, honestidade, prudência, perseverança e compreensão.
- Que tenham adquirido uma formação integral com novas possibilidades de desenvolvimento pessoal; novos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores éticos.

AREAS DE ATUAÇÃO:

>> Voltar

O profissional egresso do Curso de Pedagogia: Licenciatura Plena da Faculdade Araguaia estará habilitado a atuar nas áreas:

- docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
- organização e gestão de sistemas e instituições educativas formais e não-formais;
- coordenação e planejamento do trabalho pedagógico em instituições escolares, em diferentes níveis e modalidades de ensino;
- elaboração, planejamento e execução de projetos educacionais e na produção e difusão de conhecimentos, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

>> Voltar

No Curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia o Trabalho de Conclusão do Curso será desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, os dois últimos períodos apresentarão disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa , levantamento bibliográfico e escrita do trabalho final. O discente cursará a disciplina de Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso para no sétimo período para desenvolver habilidades para produção de trabalhos acadêmicos e científicos e elaboração do projeto de pesquisa; no oitavo período, cursará a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso para orientação, planejamento, aplicação do projeto, coleta de dados e desenvolvimento do trabalho.
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da Faculdade Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. Os alunos do Curso de Educação Física podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto didático-pedagógico, seguindo as normas da ABNT. O TCC visa o aprofundamento dos estudos acadêmicos, com estímulo à produção científica, para o aprimoramento das competências de análise, de redação e de crítica científica e de apresentação e divulgação de resultados de estudos superiores.
De acordo com o Regulamento de TCC da Faculdade Araguaia, “define-se TCC como sendo o trabalho final, em formato definido conforme a peculiaridade de cada formação, desenvolvido pelo aluno até o último período, em disciplina específica para este fim, sob a orientação de pelo menos um professor, como resultado último de seu aprendizado integral ao longo do curso”.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

>> Voltar

Estamos numa época em que a dinâmica do cotidiano se apresenta de forma a colocar frente ás múltiplas questões com as quais precisamos nos relacionar e que suscitam indagações. Os conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a formação, articulada com a pesquisa cientifica, buscam sintonizar o processo ensino/aprendizagem com os desafios da realidade circundante. O conhecimento na perspectiva da intervenção da realidade deve estar articulado a uma compreensão crítica da mesma uma vez que, sem isso, o professor não terá como perceber as nuances da relação professor/aluno/contexto social.
A prática pedagógica, ao caminhar junto coma pesquisa, torna-se um princípio educativo na formação de um profissional capaz de ampliar o senso de compreensão do que ocorre nas condições atuais da escola, nas formas particulares da educação formal e não formal e da sua própria postura de um ser que está aprendendo a ser, aprendendo a fazer, pois nada está pronto e acabado.
Para dinamizar esta prática, a Faculdade Araguaia possui uma proposta de Pesquisa e Prática Pedagógica, entendida como recurso profissionalizante e como espaço intermediário entre o mundo acadêmico e o da prática. Espera-se que o estudante utilize os conhecimentos acadêmicos para resolver problemas práticos e ganhe experiência, através de contatos, com a realidade escolar de escolas públicas e privadas.
O estágio, sendo uma das etapas desta prática, representará preparação ao exercício profissional de forma mais integradora e verticalizada para aqueles que já exercem a profissão ou que desejam exercê-la no final do curso e, caracteriza-se como objeto prévio à obtenção do diploma de conclusão de curso.
No contexto atual e com um mercado intelectual e profissional cada vez mais exigente de conhecimentos, habilidades e competências, a Pesquisa e a Prática Pedagógica trazem aos educandos uma oportunidade de realizar atividade de pesquisa e extensão e que beneficia à sociedade.

PROFESSORES

>> Voltar

Prof.ª Ms.Ana Rogéria Aguiar
Prof. Ms.Antônio Evaldo Oliveira
Prof.ª Ms.Camila Pina de Barros
Prof.ª Carla Vieira de Freitas
Prof.ª Ms.Daniela Couto Lobo
Prof.ª Ms..Darlene Limongi Borges
Prof.ª Esp.Débora Menezes Silva Ferreira
Prof.ª Ms. Débora Mirtes dos Santos Ravagnani Dias
Prof.ª Ms.Edna Misseno Pires
Prof. Ms.Elias Pascoal
Prof.ª Ms.Estelamaris Brant Scarel
Prof. Ms.Edvaldo Elias de Almeida Batista
Prof. Ms.Gisella de Souza Almeida
Prof. Ms.Iolene Mesquita Lobato
Prof.ª Ms.Julenice Alves da Silva
Prof.ª Esp.Maria Lúcia Gonçalves
Prof.ª Esp.Marlucy R. da S. Arraes
Prof.ª Ms.Milna Martins Arantes
Prof.ª Ms.Paola Regina Carloni
Prof. Ms.Paulo Roberto Miranda
Prof.ª Ms.Silvana Bollis Rogi
Prof.ª Ms.Suely Maria da Silva Amado

Laboratórios

>> Voltar



Links Úteis

www.mec.gov.br/

portal.inep.gov.br/enade

www.educacaoepesquisa.fe.usp.br

revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced

>> Voltar

Araguaia Online - Agência de Notícias

Administração - NPA

Ciências Contábeis - NUPCON

SIPE-Sistema Integrado de Publicações Eletrônicas da Faculdade Araguaia

NIIC-Núcleo Integrado de Iniciação Científica

Núcleo de Estágio e Integração Profissional

Comissão Própria de Avaliação

Diário Online
PDE/FIES
PDE/PROUNI
Instituição Socialmente Responsável - ABMES
Educação a Distância - Faculdade Araguaia