EDUCAÇÃO SEXUAL NA HISTÓRIA BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE OS ESTUDOS CIENTÍFICOS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Carina Teles de Souza, Denise Maria Margonari Favaro

Resumo


A Educação Sexual percorre uma extensa trajetória, do reconhecimento até as suas vivências atuais, passando por avanços e retrocessos que marcaram suas significações em diferentes tempos, sociedades e áreas, em especial, no cenário acadêmico. Diante dessa realidade, essa pesquisa se desdobrou em tentar compreender, investigar e refletir sobre os alcances da Educação Sexual ao longo do tempo no cenário acadêmico, com a hipótese de que a investigação sobre os saberes sexuais ainda mostrando-se tímidos em suas práticas. Para desenvolver essa investigação esse estudo foi divido em duas partes: uma revisão bibliográfica pela historiografia da Educação Sexual no Brasil, e um levantamento bibliográfico em uma plataforma de periódicos acadêmicos, a Scientific Electronic Library Online (SciELO), com artigos nacionais publicados entre 1990 a 2019, em uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados encontrados evidenciaram a ascensão gradual da Educação Sexual nos estudos científicos, e sua forte presença na área da saúde, principalmente nos assuntos relacionados a gravidez precoce e a infecções sexualmente transmissíveis – IST. Mostraram também que a área educacional, em especial do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil, ainda possui um acervo escasso de investigações e possibilidades pedagógicas de trabalho. Para tanto, espera-se que diante das compreensões e dados expostos, as reflexões sobre o tema possam se expandir e possibilitar novas discussões e estudos.


Palavras-chave


educação sexual; levantamento bibliográfico; estudos acadêmicos.

Texto completo:

Vol15-1-art-9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 RENEFARA

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

RENEFARA - Revista Eletrônica de Educação da UniAraguaia Centro Universitário - ISSN: 2236-8779

 

 

 



SalvarSalvarSalvarSalvar