Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA UNIARAGUAIA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O original deve ser submetido pelo sistema on-line, após cadastro no mesmo como AUTOR. Não serão aceitas submissões feitas por outros modos.

A partir de janeiro de 2019, exige-se a titulação mínima de MESTRE para um dos autores do trabalho submetido a avaliação e os demais autores devem ser no mínimo GRADUADOS. Para a submissão também serão aceitos manuscritos elaborados em coautoria com pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.

Os editores podem decidir sobre a pertinência em abrir o processo editorial para o manuscrito proposto, fundamentando-se nos os seguintes critérios: vínculo com o foco e escopo da revista, apresentando originalidade, clareza do argumento central, conclusões baseadas em investigações sistemáticas e adequação nas normas submissão de manuscritos.

A comunicação sobre os resultados de um trabalho exige uma redação própria de divulgação, visando dessa forma, alcançar o público alvo. Para cada uma das formas de divulgação existem normas padronizadas para facilitar a correção e diagramação do artigo para publicação, uma vez que o fato de um trabalho não estar redigido modo adequado determina inevitavelmente em atraso para sua aceitação e publicação, independentemente de seu mérito científico.

Segundo a NBR 6022/2018 da ABNT, existem três tipos de artigos. Assim, de acordo com a característica da análise elaborada pelo pesquisador, o artigo pode ter a seguinte distinção:

Artigo de Revisão: parte de uma publicação que resume analisa e discute informações já publicadas.

Artigo Original: parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.

Artigo Técnico e/ou científico: parte de uma publicação, com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica.

Editorial: responsabilidade do(s) editor(es). Este texto deve ter, no máximo, 3.500 caracteres.

Resenhas: análise crítica de livro relacionado ao campo temático da revista, publicado nos últimos dois anos, com, no máximo, 10.000 caracteres. Os autores devem anexar, como documento suplementar, uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado.

Notas Técnicas, Pedagógicas ou Científicas: Comunicações sobre experiências de ensino em Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, e Contábeis, Construção de Edifícios, Educação Física, Engenharia Ambiental, Agronômica, Civil, Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Gestão Comercial.



Considerações Importantes

  • Prezados autores, para que seu trabalho seja publicado na REVISTA UNIARAGUAIA e  seja automaticamente atualizado e reconhecido no mundo todo, faça seu cadastro ORCID e insira o código identificador em seu CADASTRO NA REVISTA UNIARAGUAIA, pois em um único local todas as suas publicações, e, através da integração com outros identificadores (Researcher ID, Scopus ID, Crossref DOI, etc) serão agrupadas.

  • O artigo deve ser enviado somente pelo site da Revista (http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara), mediante cadastro de um dos autores, para ser submetido a análise.
  • A identificação dos autores é feita através da Submissão eletrônica do texto no Portal, preenchendo todos os campos, inclusive, os de coautoria, de modo que a identificação de autoria não deve ser feita no documento do texto a ser anexado. Nos campos de preenchimento de autores e coautores há espaços que devem ser preenchidos, como nomes completos dos autores, filiação institucional, sinopse curricular (dados sobre a formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras), endereço postal para correspondência e endereço eletrônico.
  • Os editores podem decidir sobre a pertinência em abrir o processo editorial para o manuscrito proposto, fundamentando-se nos os seguintes critérios: vínculo com o foco e escopo da revista, apresentando originalidade, clareza do argumento central, conclusões baseadas em investigações sistemáticas e adequação nas normas submissão de manuscritos.

  • É importante ressaltar que pesquisas feitas com animais devem citar a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Animais da instituição onde o trabalho foi realizado. A falta dessa aprovação impede a publicação do artigo.

  • Os manuscritos selecionados para o processo editorial serão enviados para dois revisores. O processo de avaliação será anônimo e o Conselho Editorial procederá a seleção final da publicação.

  • Todos os manuscritos devem ser enviados em Word. Em uma página de rosto deve apresentar-se o título do artigo (Português - Inglês), nome do(s) autor(es), a instituição a que pertence(m), e-mail (de todos os autores), agência de fomento.

  • OS TRABALHOS ENVIADOS DEVEM APRESENTAR OBRIGATORIAMENTE TÍTULO (Português - Inglês), Resumo (Português - Inglês) e Palavras-chave (Português - Inglês). Os trabalhos que não se enquadrarem neste requísito serão devolvidos aos autores para realizarem as adequações a esta norma.
  • A redação científica deve ser clara e direta não deixando margens a interpretações diferentes do que se deseja comunicar.
  •  Devem ser evitadas as expressões vulgares, coloquiais e ambíguas.
  • Recomenda-se, na linguagem científica, que se use a terceira pessoa do singular e voz passiva. Devem ser evitadas as expressões taxativas, utilizando-se afirmações ou negações que sejam consequências do raciocínio ou de inferências lógicas dos dados analisados.
  • Parágrafos curtos são mais recomendáveis numa redação científica.
  • Trabalhos que envolvam a coleta e retirada de animais silvestres de ambientes naturais, devem ser acompanhados de licença de liberação de autorização para sua execução.

Idioma

A REVISTA UNIARAGUAIA aceita aceita submissões preferencialmente em Inglês, podendo receber também em Espanhol e Português. Recomenda-se fortemente a submissão de artigos em inglês para que tenha uma disseminação maior e consequentemente maior impacto na área.Artigos em inglês podem seguir ou o estilo e grafia “americana” ou o “britânica”, entretanto os autores devem ser consistentes ao longo do texto. Caso o artigo seja aprovado para publicação, após parecer dos revisores, os próprios autores deverão providenciar a tradução e correção gramatical e linguística do artigo.

Se o manuscrito redigido em português for aceito para publicação, caso deseje, o autor poderá traduzir a versão aprovada para a língua inglesa. A tradução deverá ser feita por especialista no idioma e com conhecimento dos termos técnicos da área, o que deve ser comprovado por meio de uma declaração ou certificação do tradutor atestando o serviço.

Os próprios autores serão responsáveis pela tradução e revisão linguística que deverá ser feita por empresas certificadas, preferivelmente uma das indicadas pela revista, conforme lista abaixo:

Enago - http://www.enago.com.br/forjournal/

Proof-reading.com http://www.proof-reading-service.com/en/

Global Edico http://www.globaledico.com/

Ready to Pub readytopub.com 

[Edanz http://www.edanzediting.com]

[American Journal Express http://www.journalexperts.com/]

[BioMed Proofreading http://www.biomedproofreading.com]

[Bioedit Scientific Editing http://www.bioedit.co.uk/]

[JournalPrep http://www.journalprep.com]

[Paulo Boschcov - [email protected][email protected]]

Editage :http://www.editage.com.br/ 



 

 

Declaração de Direito Autoral

Os direitos autorais dos artigos publicados serão transferidos à REVISTA UNIARAGUAIA, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. No caso de aceitação e antes da publicação do artigo, o(s) autor(es) deverá(ão) redigir uma declaração transferindo formalmente os direitos autorais à revista.

O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.

Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.

Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.  

b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 A Revista Eletrônica UniAraguaia se compromete a não monitorar ou divulgar informações sobre o acesso do usuário, a menos que seja obrigado a fazê-lo mediante ordem judicial.