UniAraguaia - Centro Universitário

PÓS - GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Empreendedorismo na Moda e Criação Sustentável

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Saber produzir é apenas um dos aspectos que envolve o profissional de moda. Atualmente, há a necessidade em pensarmos e revermos o setor da moda. É responsabilidade do designer entender, dialogar e antecipar com as mudanças que ocorre em nossa sociedade, interpretando questões não somente estéticas, mas também sociais, para com isso, conseguir montar estratégias e transformar o sistema da moda de forma eficiente, mais consciente e responsável.

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Qualificar profissionais que atuam na área do Design de Moda, visando uma prática consciente e criativa para refletir sobre o processo de produção e gestão, buscando articular formas para melhor desenvolvê-lo. Capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo das questões estratégicas de posicionamento sustentável e consciente, atrelados ao potencial do mercado e da comunicação no intuito de ir além do design e do desenvolvimento do produto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

1. Discutir os fatores sociais, culturais, econômicos e subjetivos relacionados ao sistema da moda;
2. Refletir sobre as principais contribuições teóricas e metodológicas referentes ao processo de gestão e criação vinculados a Economia Criativa e Design Thinking;
3. Desenvolver o potencial criativo para tornar os alunos mais consciente da sua própria “lógica criativa”;
4. Investigar e analisar as diversas etapas no processo de produção e ciclo de vida do produto;
5. Pesquisa e desenvolvimento de Markenting e Branding na moda;
6. Capacitar o profissional para atender as alterações e demandas de uma sociedade com um posicionamento mais ecológico, ético e economicamente sustentável;
7. Conhecer as principais técnicas de implementação e manutenção de uma gestão ambiental numa empresa têxtil;
8. Abordar questões sobre estratégias e alternativas para um design mais sustentável e rentável;
9. Desenvolver produtos, coleções e planos de negócios alinhados com o cenário contemporâneo e sustentável.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados em moda que visam alcançar melhores espaços no mercado de trabalho para nele permanecer, constituindo uma proposta ampla e dinâmica numa perspectiva indissociável entre a teoria e a prática. O curso de Empreendedorismo na Moda e Criação Sustentável é também para graduados que atuam em áreas afins que tenham interesse em atuar na área da Moda ou que já atuam nesse segmento.

ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplinas com caráter experimental e interdisciplinar na área de moda.

O curso de Empreendedorismo na Moda e Criação Sustentável oferece os conteúdos dos eixos temáticos que se articulam e se integram por meio da realização de estudos, pesquisas e atividades práticas, culminando com a elaboração e apresentação do TCC composto por um trabalho teórico e prático.

Eixos:
1. Economia Criativa e Design Thinking;
2. Branding e Marketing de Moda;
3. Moda e Sustentabilidade.

Recomenda-se a realização de Projetos Integradores no final de cada eixo com o objetivo de articular, sintetizar e ampliar as disciplinas desenvolvidas em cada módulo, possibilitando o desenvolvimento de ações interdisciplinares.

DISCIPLINAS Carga Horária
CARGA HORÁRIA TOTAL 436h

COORDENAÇÃO

Prof.ª Ma. Aline Souza Hardman
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Universidade Federal de Goiás- Faculdade de Artes Visuais (2015). Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Federal de Goiás (2012). Tem experiência na área de Cultura Visual, incluindo Artes com ênfase em Design de Moda e Educação. Dedica-se ao estudo e pesquisa da moda e arte correlacionando com a história, seus processos de criação, recepção, circulação e produção de sentido, articulados com a cultura. E o estudo das artes em contextos educativos formais. Atualmente é docente no curso de Design de Moda das Faculdades Estácio de Sá (Goiânia-Goiás) e UNIP(Goiânia-Goiás).

CORPO DOCENTE

Prof.ª Ma. Ana Carolina Custódio
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual. Mestra em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Design de Moda pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2011). Tem publicações na área de moda em eventos regionais e nacionais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: processos criativos, pesquisa, design e produção. Atualmente é docente no curso de Design de Moda da Universidade Estatual de Goiás (Jaraguá- GO) e da Faculdade Estácio de Sá (Goiás).

Prof.ª Ma. Karol Testoni
Mestra em Arte e Cultura Visual, (UFG -2017). Pós-graduada em Criação e Produção de Moda (UDESC-2002). Bacharel em Negócios da Moda pela Anhembi-Morumbi (SP- 1995). Publicou em 2018, os livros " Moda Sensorial" e " A invenção de Coco Chanel á luz de Man Ray". Atuou como coordenadora e docente dos cursos técnico, tecnólogo, graduação e pós-graduação em Design de Moda e Design gráfico. Consultora de confecções desde 1996, desenvolvendo produtos, coleções e campanhas publicitárias. Atuou também como produtora de moda e implantadora de cursos na área da moda. Atualmente ministra aulas no curso de Modelagem em Vestuário no Instituto Federal de Goiás.

* Professores sujeitos a alteração.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Passeio das Águas
Av. Perimetral Norte, nº 8303
Goiânia – GO