UniAraguaia - Centro Universitário 

PÓS - GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Educação Física Escolar

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Pós-graduação em Educação Física Escolar da Faculdade Araguaia, qualifica profissionais em nível de especialização, numa perspectiva de educação continuada, apresentando referenciais teórico-metodológicos atualizados que permitem ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre o corpo em diferentes situações do contexto escolar. O curso possibilita que o pós-graduado compreenda diversos aspectos objetivos e subjetivos do corpo, que auxiliam na prática pedagógica do professor de educação física na escola. O Curso de Pós-graduação em Educação Física Escolar é oferecido no sentido de atender a necessidade de professores especializados para atuarem na educação básica e tem como proposta o aprofundamento dos estudos em Educação Física no campo comportamental, ou seja, voltado ao dimensionamento pedagógico da área e das intervenções práticas dos docentes. O currículo do curso tem como eixos centrais a fundamentação, as concepções e as tendências pedagógicas da Educação Física, as dimensões psicológicas, biológicas e socioculturais do movimento humano que implicam na educação, os conteúdos culturais trabalhados pelo professor na Educação Física Escolar na perspectiva teórica e pratica, o aprofundamento sobre as pesquisas e investigações científicas na área e os aspectos relativos às vivências e experiências pertinentes à pratica docente. O curso também estende a formação à docência para o ensino superior e valoriza a iniciação científica dos alunos.

OBJETIVO DO CURSO

Desenvolver no pós-graduado uma visão democrática da efetivação do direito à educação física escolar de qualidade, aperfeiçoando os processos físicos e pedagógicos.

Fornecer as condições necessárias para a elaboração, implementação e acompanhamento do projeto político pedagógico em questões que envolvem a educação física escolar.

Fomentar aos interessados em atuar ativamente na reconstrução e inovação da área de Educação Física Escolar, referenciais visando articular as diversas ações modificadoras do âmbito educacional, em que a área está inserida.

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para professores licenciados em Educação física.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS Carga Horária
Atividades Lúdicas, Recreativas e de Lazer na Educação Física Escolar 32h
Neurociências e Aprendizagem 40h
Pedagogia do Movimento Humano 32h
Direitos Humanos, Diversidade e Políticas Públicas(EaD) 40h
Pedagogia dos Esportes 32h
Metodologia do Ensino Superior(EaD) 60h
Educação Física Adaptada 32h
Dificuldades na Aprendizagem 32h
Organização de Eventos Escolares e Esportivos 32h
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica(EaD) 40h
CARGA HORÁRIA E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES 372h
Carga horária presencial 232h
Carga horária de Educação a Distância (EaD) 140h
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 372h
Trabalho de Conclusão de Curso 40h
CARGA HORÁRIA TOTAL 412h


COORDENAÇÃO

Prof. Célio Antônio de Paula Júnior
Coordenador dos cursos de Educação Física e dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar e Fisiologia do Exercício na Faculdade Araguaia, onde atua como professor titular nas disciplinas de Treinamento Esportivo, Atividade Física e Saúde e História da Educação Física. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2002), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2012) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (2017). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde; treinamento esportivo; atividade física e saúde; bem estar e qualidade de vida; fisiologia do exercício; Exercício físico para grupos especiais (câncer, hipertensão, diabetes, obesidade).

CORPO DOCENTE

Prof. Anário Dornelles Rocha Júnior
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FE-UFU). 2017 - Pós-graduado em Direito Público pela da Universidade Anhanguera do Mato Grosso (UNIDERP). - Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG). - Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO). - Atualmente Professor Substituto na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD-UFG) na área da Metodologia e Pesquisa. Experiência com as disciplinas: Metodologia do Ensino e Pesquisa em Jogos e Brincadeiras; Introdução ao Estudo do Lazer. Estágio Supervisionado. Professor na Faculdade Araguaia/Goiânia- Goiás na área de Teorias Pedagógicas da Educação Física e Fundamentos Metodológicos de Recreação e Lazer. Advogado: OABGO 35431 na área de Direito Educacional, Direito Público e Direito Desportivo.

Prof. Danilo Oliveira e Silva
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2015) na linha de Cultura e Processos Educacionais. É servidor público analista em saúde - psicólogo - na Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia desde 2013 e professor adjunto da Faculdade Araguaia desde 2018/01, onde ministra as disciplinas de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano nos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Psicologia do Esporte no curso de Educação Física (Bacharelado). Tem experiência na docência em disciplinas ligadas a processos psicossociais, tendo atuado como professor na Universidade Federal de Goiás e no Centro Universitário Alves Faria.

Professora Elaine Nicolodi
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Letras Modernas. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora na rede pública estadual de Educação e na Educação Superior, atuando na elaboração de projetos e na capacitação de professores. Professora na Faculdade Araguaia nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia. Pesquisadora do DP CNPq PUC Goiás Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

Prof. Gabriel Carvalho Bungenstab
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2016). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espirito Santo (2010). Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Sociologia. Tem como interesses de pesquisa, no âmbito da Educação e da Educação Física, as temáticas relacionadas ao esporte, à cultura, a juventude e práticas corporais. Atualmente é professor titular do curso de bacharelado em educação física da Faculdade Araguaia (FARA), ministrando as disciplinas: fundamentos metodológicos de basquetebol; professor efetivo no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás.

Prof. Jeferson Moreira dos Santos
mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2008). Possui especialização em Educação Física Escolar pela UEG (2004), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2005) e graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás - ESEFFEGO/UEG (2002). Atualmente é professor efetivo na ESEFFEGO/UEG ministrando as disciplinas "Metodologia de Ensino da Educação Física" e "Fundamentos Metodológicos do Futebol e Futsal" e professor adjunto no curso de bacharelado em educação física da Faculdade Araguaia/FARA da disciplina "História da Educação Física e Teorias Pedagógicas da Educação Física". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, artes circenses, identidade, globalização, sexualidade, gênero e sociedade. * Professores sujeitos a alteração.

PERÍODO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO

16 meses

DISTRIBUIÇÃO DOS MÓDULOS

As aulas ocorrerão das 08h às 12h e das 13h às 17h.

NÚMEROS DE VAGAS

Vagas Limitadas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia do CPF
» 01 (uma) foto 3x4 recente
» Comprovante de endereço atual
» 01 cópia do Histórico escolar de graduação
» 01 cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula
(trazer originais para conferência)

COORDENADORA GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3923-5400
E-mail:[email protected]

UniAraguaia - Parceira Google for Education