UniAraguaia - Centro Universitário 

PÓS - GRADUAÇÃO

Pós Graduação em Direito do Trabalho e Relações Sindicais

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Brasil passa por diversas mudanças na legislação trabalhista, em especial quanto a flexibilização e ao fortalecimento do direito negocial, bem como nas alterações das contribuições sindicais, em que a sociedade busca profissionais com competência para otimizar, racionalizar e aplicar essa nova legislação trabalhista frente a realidade da dinâmica social brasileira, envolvendo não somente as empresas, mas também as relações domésticas, negociais e individuais.

Partindo dessa nova realidade, de inovações no direito do trabalho, a Faculdade Araguaia propõe o presente curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e Relações Sindicais, com uma matriz moderna capaz de abranger o novo senário brasileiro.

Para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem o presente curso é proposto com uma metodologia de ensino que possui disciplinas presenciais e a distância.

As disciplinas oferecidas na metodologia de ensino a distância (EaD) são disponibilizadas em plataforma universal que flexibiliza os horários dos estudantes, além de contar com quadro de tutores qualificados para atendimento.

OBJETIVO DO CURSO

Formar e contextualizar cidadão, em nível de pós-graduação, na seara das reformas trabalhista e sindical, oportunizando ao pós-graduando uma visão geral do direito do trabalho no Brasil.

PÚBLICO ALVO

Profissionais graduados, que preencham os requisitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Faculdade Araguaia para cursar pós-graduação, em especial:

• Bacharéis e operadores do direito;
• Administradores, Advogados, Contadores, Economistas e Gestores.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS Carga Horária
Direito Constitucional do Trabalho 24h
Relações de Trabalho e Contratos 40h
Direito e Políticas Públicas 24h
Terceirização 32h
Direito Coletivo do Trabalho e Relações Sindicais 32h
Conciliação e solução de conflitos 24h
Direito Tutelar do Trabalho 24h
Direito Processual do Trabalho ou Gestão Estratégica de Pessoas 32h
Inovações na legislação trabalhista 24h
Cálculo Trabalhista 24h
Metodologia do Ensino Superior 40h
Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica 40h
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 360h
Trabalho Final de Curso 44h
Atividades complementares 36h
CARGA HORÁRIA TOTAL 440h


COORDENAÇÃO

Prof. Hamilcar Costa
Mestre pela UFG. Especialista em Administração Financeira. Graduado em Administração e Direito. Pesquisador na área de Direitos Humanos, Políticas Públicas, Fome e Negociações Coletivas de Trabalho. Atualmente é vice-diretor pedagógico e advogado da Faculdade Araguaia, coordenador dos cursos de pós-graduação de Gestão e Políticas Públicas e de Direito do Trabalho e Relações Sindicais; advogado e professor da disciplina de Instituições de Direito.

CORPO DOCENTE

Professora Mestra Ivna Olimpia Lauria
Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1998) e especialização em Gestão Empresarial (2010), Direito Administrativo e Constitucional (2015) e Advocacia Cível com ênfase em Docência (2015). Bilíngue. Foi Assessora Jurídica e Coordenadora de Ciência e Tecnologia na Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, até 2012. Atualmente é diretora de assuntos civis pela Secretaria de Governo da mesma prefeitura e professora na área de Direito e Gestão . Tem experiência na área de Divulgação Científica, Inovação e Tecnologia, com ênfase em Inovação. Tem especial interesse em desenvolvimento ligado a distritos Industriais, gestão estratégica, gestão de qualidade e conhecimento, direito público, civil e empresarial e elaboração de projetos de Lei.

Mestre João Pedro Tavares Damasceno
Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Goiás e Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Goiás. Realizou Mobilidade Internacional pelo programa CAPES/FIPSE para a University of Nothern Iowa (Estados Unidos) em 2011/2 e pelo programa AUGM para Universidad de la República (Uruguai) em 2013/1. Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade Araguaia e Técnico de Saneamento de Goiás. Produções e investigações na área de Ciências Econômicas, Ciência Política e Relações Internacionais.

Doutoranda Paola Regina Carloni
Cursa o Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2010), instituição em que também obteve o título de graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2004), graduação em Psicologia (2012) e especialização Lato Sensu em Assessoria de Comunicação (2007). Atualmente orienta TCC no curso de Pedagogia e é professora da disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Educação Física, Biologia e Pedagogia na Faculdade Araguaia. Coordena o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Comunicação e Marketing na Faculdade Araguaia.

Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso
Pós-doutoranda em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Doutora em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Botânica atuando nos seguintes temas: anatomia vegetal e etnobotânica. Atualmente integra o quadro de professores titulares do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia (GO), trabalhando em estudos voltados ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Mestra Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros
Advogada e Professora de Ensino Superior nas áreas de Direito e Comunicação Social. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1996), graduação em Direito pela Universidade Católica de Goiás (1997) e mestra pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é advogada e professora da Faculdade Araguaia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito da Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, direito da comunicação, história, imprensa e legislação. * Professores sujeitos a alteração.

DURAÇÃO

15 meses.

DISTRIBUIÇÃO DOS MÓDULOS

As aulas ocorrerão das 08h às 12h e das 13h às 17h.

NÚMEROS DE VAGAS

Vagas Limitadas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia do CPF
» 01 (uma) foto 3x4 recente
» Comprovante de endereço atual
» 01 cópia do Histórico escolar de graduação
» 01 cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula
(trazer originais para conferência)

COORDENADORA GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3923-5400
E-mail:[email protected]

UniAraguaia - Parceira Google for Education