APRESENTAÇÃO DO CURSO
Desde á infância, ouvimos música e á compartilhamos de geração em geração. Na atualidade, aplicativos como o Spotify e Apple Music são responsáveis pela maior fonte de faturamento da indústria fonográfica mundial, ultrapassando as vendas de Cds físicos e downloads. Os aplicativos digitais de música, mudaram o comportamento social e o consumo da música ao redor do mundo, por oferecerem serviços de streaming de música e permitirem aos seus usuários, a montagem e o compartilhamento de playlists pessoais. A questão é que; seja por gosto, estilo ou preferência, nós nos emocionamos e nos movemos com os sons, ritmos e melodias.
De acordo com dados do Global Music Report 2018, pesquisas feitas pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) em 2017, a receita total das gravações de música subiu para 17,3 bilhões de dólares. Neste cenário, o Brasil teve um salto de 17,9 % com uma receita de US$ 295,8 milhões, ocupando o nono lugar no ranking global, porém todo o movimento comercial de veiculação midiática da música no Brasil, necessita de uma melhor organização dos nichos atuantes desse seguimento, no que tange a definição clara das categorias de profissionalização. O fato é que, além das aparências do mercado, dos hits, dos autores, artistas e “estrelas da música”, existem milhares de micromercados, hits menores e artistas satélites que perpassam pelo Brega, Forró, Sertanejo, MPB, Rock, Pop, Instrumental Eletrônico e tantos outros estilos que geram oportunidades de negócios para todos os profissionais envolvidos no processo musical, como: Autores, Artistas, Técnicos, Empresários, Profissionais Liberais, Produtores, Escritórios, Agências, Veículos de Comunicação e Entidades de Regulação e Fiscalização.
O curso de MBA em Gestão de Projetos Musicais prepara os discentes para a gestão e o desenvolvimento de novos projetos musicais; instrui os educandos quanto ao empreendedorismo criativo, com base em estudos internacionais de cidades inteligentes; possibilita que os mesmos tenham uma compreensão holística da música e dos processos conceituais e históricos que deram origem as construções dos gêneros e ritmos musicais no Brasil e no mundo; contribui para a análise do processo evolutivo da produção musical no Brasil em ambientes físicos e digitais (On-line e Off-line); proporciona conhecimentos sobre governança coorporativa aplicada ao show business; propicia o conhecimento das práticas de distribuição e comercialização de músicas no Brasil; ensina sobre as políticas de regulamentação das leis que regem o funcionamento das categorias do setor musical e as leis de direitos e proteção de autorais; utiliza metodologias práticas de introspecção auditiva com leituras contextualizadas do conteúdo musical; promove a interdisciplinaridade entre as áreas da comunicação (Publicidade, Marketing e Jornalismo) em diálogo com a música e suas adjacências.
OBJETIVO DO CURSO
A proposta do curso de especialização Latu Sensu: Gestão de Projetos Musicais é preparar profissionais atuantes no setor musical, para a gestão e o aprimoramento de novos projetos musicais. Ou seja, fazer com que os discentes consigam, ao final do curso, gerir e desenvolver atividades empreendedoras, capazes de contribuir para a fomentação criativa, consciente e responsável da Industria Musical Brasileira. Além, é claro, de preparar esses profissionais para uma prática mais reflexiva; no que tange a aptidão para á análise e articulação de estratégias em diferentes contextos e transições comportamentais, que atingem diretamente o mercado musical e suas atribuições legais, funcionais e também aquelas voltadas as responsabilidades sociais do setor musical.
PÚBLICO ALVO
O curso de MBA Gestão de Projetos Musicais é voltado para profissionais graduados e atuantes no setor musical ou áreas afins, que se interessam em agregar valores diferenciais em torno do mercado musical.
ESTRUTURA CURRICULAR
DISCIPLINAS | Carga Horária |
Introdução ao Organismo Musical | 30h |
Gestão por Competências | 32h |
Governança Coorporativa Aplicada ao Show Business | 24h |
Legislação Brasileira de Música: Politicas de Direitos Autorais | 24h |
Metodologia do Ensino Superior | 60h |
Estratégias de Comunicação em Projetos Musicais | 24h |
Empreendedorismo Criativo | 30h |
Análise de Produção e Processos de Audição: Repertórios | 30h |
Gestão de Projetos Culturais Musicais | 24h |
Estágio Supervisionado em Setores Musicais | 100h |
Seminário Avançado em Gestão de Projetos Musicais | 12h |
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica | 40h |
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS | 430h |
Trabalho de Conclusão de Curso | 40h |
On Stage Lab (*Optativa) | 30h |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 500h |
COORDENAÇÃO
Professora Paula Pires
Mestre em Educação pela PUC-GO; Pós-Graduada em Docência Universitária pela PUC-GO; Pós-Graduada em Gestão e Planejamento de Marketing pela Uni-Anhanguera; Pós-Graduanda em Marketing e Negócios Digitais pela Faculdade Cambury, Graduada em Turismo pela PUC-GO; Gestora Comercial na editora Single Hits Produções Artísticas; Diretoria administrativa da escola personalizada Recreio Criativo.
http://lattes.cnpq.br/2652156245775652
CORPO DOCENTE
Professor Marcelo Mendes
Processo Evolutivo da Produção Musical Brasileira/Gestão de Projetos Culturais Musicais.
Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor licenciado pelo Instituto Federal Goiano (IFG), contrabaixista, produtor musical e arranjador em diversos estúdios goianos. Estudou no Rio de Janeiro na escola CIGAM de Ian Guest onde fez Harmonia Musical e Improvisação.
Prof. Luiz Augusto
Prof. Estratégias de Comunicação em Projetos Musicais
Jornalista com MBA em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Ex-repórter da Gazeta Mercantil; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Formação internacional em Liderança Comportamental (Leader Coach) pelo ACT Institutee The Global Institute for Trauma Resolution.
Prof. Décio Coutinho
Prof. Empreendedorismo Criativo
Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC-GO). Especialista em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, realizada em Roma-Itália na S3 Studium, com o sociólogo Domenico de Masi e em “Economia Criativa” na Fundação Barcelona Media, Barcelona-Espanha.
* Professores sujeitos a alteração.
DURAÇÃO
18 meses.
DISTRIBUIÇÃO DOS MÓDULOS
As aulas ocorrerão das 19h às 22h
Segunda e Terça-Feira
NÚMEROS DE VAGAS
Vagas Limitadas.
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Faculdade Araguaia – Passeio das águas
Av. Perimetral Norte, nº 8303
Goiânia-GO
(62) 3923-5400
E-mail: [email protected]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.
DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA
» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia do CPF
» 01 (uma) foto 3x4 recente
» Comprovante de endereço atual
» 01 cópia do Histórico escolar de graduação
» 01 cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula
(trazer originais para conferência)
COORDENADORA GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso
INFORMAÇÕES
FACULDADE ARAGUAIA - BUENO
Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3923-5400
E-mail:[email protected]